Quem se inicia no Marketing Digital, logo se depara com outro conceito: Marketing de Conteúdo.
Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
É uma maneira de criar conteúdo relevante, cativante e gratuito para sua audiência, de modo a gerar valor para as pessoas e dessa forma, fortalecer sua marca e seu posicionamento no mercado.
Você pode dizer: “Mas, já estou usando as técnicas e estratégias de Marketing Digital, porque preciso de mais coisas?”
Pelo simples fato de que as pessoas não gostam de vendedores, as pessoas gostam de ser bem atendidas.
Vamos melhorar ainda mais essa frase: as pessoas gostam de comprar, mas não gostam de serem pressionadas a comprar.
O ato de “comprar”, pode ser: comprar algo mesmo, uma visita a um blog, a um site, assistir a um vídeo, a uma propaganda, provar uma roupa ou um alimento qualquer.
Quantas vezes, você até desejava aquele produto da propaganda no celular, mas ele aparecia tantas vezes, era tão irritante, que você acabou comprando de outra marca.
Nos dias de hoje, quando você quer comprar algo, o que você faz?
Busca informações nas mídias sociais daquela pessoa que você segue. Porquê?
Porque você a reconhece como uma autoridade no assunto ou pelo menos, ela gera uma certa confiança. E como isso foi feito?
Gerando conteúdos de qualidade e valor para a audiência.
Compreendeu como o Marketing de Conteúdo funciona?
O Marketing de Conteúdo além de te posicionar junto ao seu público alvo como autoridade, ele gera também confiança na sua marca.
“Marca”, não é necessariamente um produto, claro que também pode ser, mas uma marca pode também ser seu nome, seu infoproduto, seu site, ou seja, tudo relativo ao que você deseja “vender”: seu blog, seu canal, seus produtos, sua imagem, seus serviços, etc.
Mas, quais tipos de conteúdo devo produzir?
Produza sempre conteúdos que solucionem as dúvidas do seu público-alvo, ofereça materiais ricos em qualidade e valor.
Tipos de Conteúdo a serem produzidos
- E-books;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Blogs;
- Redes Sociais;
- Webnários;
- E-mail Marketing;
- Etc.
Por exemplo: Você é um treinador profissional de cães de raça e quer vender seu curso online.
Você poderia apenas criar uma loja virtual, colocar alguns vídeos curtos de exemplo com treinamentos de cães e no final do vídeo, uma chamada para a compra do curso.
Venderia alguns cursos? Provavelmente.
Agora, se você utilizar as técnicas de Marketing de Conteúdo, o que você fará?
Crie um blog ou um canal do Youtube (pois, você já sabe fazer vídeos) e crie diversos minicursos (bem básicos e gratuitos) para sua audiência: como dar a patinha, como ficar parado, etc.
Escreva algumas matérias sobre alimentos, higiene, entre outras coisas e sempre no final do artigo ou do vídeo, ofereça seu curso completo.
Com isso, gradativamente você estará se tornando uma autoridade no assunto.
As vendas serão o resultado dessa confiança. E a recompra também.
Marketing Tradicional x Marketing de Conteúdo
Enquanto o Marketing Tradicional interrompe o consumidor durante uma transmissão de TV, locução de rádio, entre as páginas de um jornal ou revista, o Marketing de Conteúdo não é intrusivo, uma vez que são as pessoas que buscam a informação.
Um exemplo: enquanto no Marketing Tradicional a pessoa está assistindo a TV e durante um intervalo de um programa, vários comerciais são exibidos para aquele horário de acordo com o programa, porém, o expectador recebe passivamente os anúncios, sem sua permissão.
O que acontece no Marketing de Conteúdo: a pessoa realiza uma pesquisa nos mecanismos de busca (possível intenção de compra) e encontra vários resultados, se o conteúdo selecionado por ela for de qualidade e gerar valor, a possibilidade de compra é maior.
E a retenção do cliente também.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
1 – Aumento do Tráfego no Site
Apesar de muita gente não acreditar, mas conforme a Content Trends 2018, os posts em blogs são considerados como a segunda melhor estratégia das empresas, com 70,5% de adesão, perdendo somente para as redes sociais com 89,2% de adesão. Você pode conferir, todas grandes marcas ou sites, possuem um blog.
2 – Gera Confiança
Você deve produzir um conteúdo que gere valor para seu público-alvo, ou seja, que ele considere muito interessante e dê muita importância ao que está consumindo de forma gratuita e que esteja sempre relacionado aos desejos dele.
3 – Educa o Mercado
Muitas vezes, quando você possui um produto inovador ou um serviço diferenciado e seu público-alvo, não entende bem como utilizá-lo, com o Marketing de Conteúdo, você pode produzir materiais interessantes que os levarão a entender e a comprá-lo com tranquilidade.
4 – Aumenta as Vendas
Sabe um bom motivo para seu público-alvo comprar algo de quem fornece conteúdo de qualidade para ele? Quem responde é a área de Psicologia com o Gatilho da Reciprocidade, ou seja, retribuímos da mesma forma que a outra pessoa nos ofereceu.
Resumindo: na hora de comprar um produto, eles vão se lembrar de quem esteve ao lado deles quando mais precisavam de informações relevantes.
5 – Gerar e Informar Leads
Um Lead é um cliente em potencial, é alguém que interagiu com seu site, blog, canal, fez um comentário, baixou um e-book, um infográfico, assinou uma lista de e-mails, ou seja, é uma pessoa interessada fortemente no seu conteúdo com potencial de compra.
6 – Reduz o Custo de Aquisição de Clientes
Uma vez que seu site ou blog está no ar, com os conteúdos disponíveis, o aumento de tráfego orgânico aumenta, o que reduz os custos com Marketing e isso se traduz em novos clientes automaticamente.
Ou seja, se o seu conteúdo é de qualidade, está otimizado para SEO (Search Engine Optimization), com um bom número de artigos, posts, vídeos, ou qualquer material que você produziu, ele sempre estará lá para trazer novos clientes, por si só.
CONCLUSÃO
Tão importante quanto vender, o reconhecimento junto a seu público é o que levará você a ter resultados e a se manter no mercado.
Entregar conteúdo de qualidade e valor, gera confiança e atrai defensores de para sua “marca”, te posicionando como uma autoridade no assunto.
Mantenha regularidade em suas postagens, crie vínculo com seu público, entenda suas dores, desejos, anseios e realmente o ajude a resolver esses pontos .
Sempre há formas de melhorar seus conhecimentos: com pesquisas, estudos e cursos complementares para maximizar seus resultados.
Empreender significa: estudar sempre, conhecer seu mercado, aprender técnicas para maximizar resultados e buscar estar sempre à frente dos seus concorrentes.
O objetivo do PONTO NEXUS é trazer sempre informações úteis para você e indicações para maximizar seus resultados em seus negócios.
Gostou do artigo?
Deixe seu comentário. Compartilhe.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.